Acesso do Associado
Notícias
Hospitais estaduais prestam assistência especial para casos de zika e microcefalia
SINDHOSPI

Os casos de gestantes com zika vírus e bebês com microcefalia agora vão receber assistência exclusiva em todas as unidades de saúde do estado. Segundo a  Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), o protocolo divulgado nesta terça-feira (19),  deverá ser seguido pelas unidades com o objetivo de uniformizar o atendimento na rede de saúde e acompanhar  os casos pelas Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios.

O protocolo estabelece ações para acompanhamento dos casos, realizando exames clínicos e laboratoriais, além de definir para qual unidade de referência esses pacientes deverão ser encaminhados pelos municípios para, entre outros, o acompanhamento psicossocial e em centros especializados em reabilitação.

Casos de gestantes com possível infecção do zika vírus: deve-se manter a paciente no serviço de saúde onde ela realiza o pré-natal, notificar o caso à SES, ressaltar esse evento na caderneta da Gestante e no prontuário da paciente, além também de coletar sangue e urina para investigação do bebê.

As  gestantes que não tiverem pré-natal, o profissional deve referenciá-las para uma unidade de saúde. Após a 30ª semana de gestação, um ultrassom deve ser realizado. Se for diagnosticada microcefalia no recém-nascido, o profissional deve informar o fato à gestante e, em seguida, encaminhá-la para um apoio psicossocial. Se a gestante apresentar dor nas articulações ou febre no último trimestre da gravidez, ela deverá ser submetida a exames e acompanhamento clínico e laboratorial para chikungunya.  

Os casos de microcefalia que forem identificados ainda na fase intrauterina, devem ser comunicados ao obstetra.  As  gestantes devem manter a rotina do pré-natal e coletar exames de sangue e imagem.  Se for diagnosticada microcefalia no recém-nascido, o profissional deve informar o caso  à gestante e encaminhá-la para um apoio psicossocial.

 

Últimas Notícias
COPYRIGHT © SINDHOSPI 2015
RUA 1 DE MAIO, N 687, CENTRO - TERESINA - PI
FONE: (86) 3221-6742 / Fax: (86) 3221-8292
administrativo.sindhospi@uol.com.br
juridico.sindhospi@uol.com.br
sindhospi@uol.com.br